3 Dice Dungeon
RPG Solitário é aquele tipo de jogo que você joga sozinho, mas com alguma temática de roleplaying. Como segunda postagem dessa série, trago uma expansão às regras do 3 Dice, já publicadas aqui.
3 Dice Dungeon
O autor, Brent P. Newhall, publicou em Dezembro de 2011 uma expansão às regras do 3 Dice, criadas pelo Robin V. Stacey (a.k.a. Greywulf) em Janeiro do mesmo ano. Para diferenciar a edição ele adicionou a palavra “Dungeon” no nome.
O jogo é essencialmente o mesmo: continua tendo apenas as charmosas 3 páginas, mas corrigiu falhas da edição original e aprimorou a jogabilidade de forma simples e elegante. Como o jogo não mudou muito, eu consideraria esta “expansão” como sendo na verdade uma “segunda edição ampliada e revisada”.
O que mudou?
- Agora você pode mapear as salas numa folha de papel. Não que antes não fosse possível, mas não era necessário, era tudo meio abstrato. A nova edição adicionou “saídas”: você rola um certo dado e descobre quantas portas a sala tem. E possui regra simples para evitar masmorras impossíveis.
- Na criação de atributos, você re-rola os dados se a soma total for igual ou inferior a 10. Isso evita personagens fracos demais, mas senti falta de uma regra pra evitar super-heróis, e se cair 6-6-6 (18)?A masmorra não acaba nunca!
- Mudou algumas coisinhas na tabela de locais. Gostei da adição do “Fragmento de Mapa”, um item que te permite encontrar um Artefato poderoso: rola na tabela de Artefatos quando estiver numa Câmara (substituiu a caverna natural).
- No combate mudaram três coisas: (a) 1 sempre acerta, embora um 6 continue sendo um erro; (b) nos primeiros dois locais que seu personagem visitar, a nova regra evita de encontrar criaturas muito poderosas como Gigantes e Dragões, que te matariam logo de cara; (c) senti falta da “fuga”, na edição do Robin V. Stacey tinha regra pra fugir de combate, aqui sumiu!
- Regras para movimento no mapa: (a) se você retornar a uma sala já visitada há 4 chances em 6 de aparecer um monstro errante mais fraco (Goblins ou Orcs); (b) você pode se teletransportar de um templo a outro templo que já esteja no mapa; (c) você só pode descer para o próximo nível da masmorra depois de coletar o artefato do nível atual e somente no Grande Salão (é onde fica a escada!).
- Regras para multiplayer!
- Nível dos mortos-vivos! É uma segunda tabela de locais (Sala, Monstro, Tesouro). Caso se canse da tabela de locais padrão, você pode usar essa nova tabela (ligeiramente diferente, e apenas com mortos-vivos).
Para nosso deleite eu traduzi esta edição também, é só clicar no link abaixo e baixar um pacote contendo tanto a edição original em inglês quanto a tradução.


Caramba eu pensava que eu era a única que jogava RPG sozinha. Só que faço isso com sistemas mais complexos como GURPS e D&D.
Como você faz isso, Karine? Você usa emulador de GM ou criou algum sistema próprio?
Entra no canal do Tarcísio Lucas no Youtube lá só tem jogo solo e tem também o grupo de face RPGSolo.
Muito massa! Eu estava escrevendo um sisteminha próprio muito parecido, pra passar o tempo. E agora achei esse já pronto, haha. Valeu pela tradução!
Sou novato no mundo do RPG, porém cada dia mais apaixonado. Obrigado pelo material. Parabéns!!
Cara muito obrigado, eu vi esse sistema a um tempão atrás e vim buscar e pesquisar ele por esses dias, já fiz uma sessão hoje mesmo e gostei muito