Autor: NerunSistema: GURPS

Laracna e aranhas gigantes

laracna-prole
Bilbo e as aranhas gigantes: por que sempre um hobbit para fazer serviço de gente grande?

A Prole de Ungoliant

“De repente viu também que havia aranhas enormes e horríveis nos galhos acima de sua cabeça e, com ou sem anel, tremeu de medo (…)”
– O Hobbit

Ungoliant em Sindarin, ou Ungweliantë em Quenya, era um espírito do mal na forma de uma aranha gigante, e aliada de Morgoth (ou Melkor) em Aman (o continente de Valinor) por um curto período na Primeira Era da Terra-média. Como espírito do mal, Ungoliant ou era uma criatura vinda do Vazio, ou um Ainu caído, criado pelas dissonâncias de Melkor na Música dos Ainur. Outros acreditam que possa ser um Maiar corrompido por Melkor. No entanto, como Ungoliant tinha poder para se opor a Melkor, e de fato sua aliança durou pouco, é provável que Ungoliant fosse também um Ainu, assim como Melkor.

Ungoliant servia a si mesma, mas aliou-se a Melkor para envenenar as Duas Árvores de Valinor. Ungoliant exigiu as gemas que Melkor roubou de Formenos. Ela as engoliu e cresceu, tornando-se enorme e escura, atacando Melkor em seguida. Melkor escapou de suas teias graças à ajuda de seus balrogs. Ungoliant escapou e povoou a Terra-média com aranhas gigantes, sendo ela a mãe de todas as aranhas de Arda.

Em algum momento, dizem as lendas, Ungoliant, tomada por insaciável fome, devorou a si mesma.

Aranha Gigante Menor (189 pts)

Descrição: Aranhas Gigantes, tanto as Menores quanto as Maiores, são filhas de Laracna e de sua parentela. Elas infestam a Floresta das Trevas e outros lugares sombrios e malignos do mundo.

Atributos [22]

ST: 10 [0] PV: 9 [-2] Veloc.: 5,0
DX: 11 [20] Vont: 11 [10] Desloc: 7 [10]
IQ: 9 [-20] Per: 10 [5]
HT: 9 [-10] PF: 12 [9] MT: 0

Esquiva: 8 Aparar: – RD: 0

Ataques [78]

Dentes Afiados (12): 1d-2 corte (+1 Briga >12) [1].

Picada Debilitante (vs. HT-3): a aranha pode optar por uma picada mais fraca que apenas debilita a vítima, neste caso ela sofre ST-3 por um número de minutos igual à margem de fracasso num teste de HT-3. Para tanto é preciso que a aranha primeiro ataque a vítima com suas presas, e que o dano perfurante ultrapasse a RD da vítima (Atribulação 4, HT-3; Penalidade em Atributo, ST-3, +15%; Acompanhamento, presas, +0%) [46].

Picada Venenosa (vs. HT-2): 1d tóxico por minuto, por 10 minutos, resistível por HT-2. É preciso que a aranha primeiro ataque a vítima com suas presas, e que o dano perfurante ultrapasse a RD da vítima (Ataque de Toxina 1d; Cíclico, 1 min, 10 ciclos, resistível, +180%; Resistível, HT-2, -20%; Acompanhamento, presas, +0%) [11].

Teia (12; vs. ST 14, RD 4): aranhas gigantes podem tecer teias espessas e viscosas, prendendo as vítimas, que sofrem DX-4 e não pode se mover ou mudar de posição até se soltar. É preciso uma disputa rápida entre a ST da vítima e a ST 14 da teia para se libertar. Cada disparo adicional da teia irá adicionar 1 à ST da teia, dificultando a disputa para a vítima. A teia pode ser cortada. Ela tem RD igual a 1/3 de sua ST arredondando para baixo (RD 4 para ST 14), e cada ponto de dano à teia reduz em 1 a ST da mesma, destruindo-a quando chegar a ST zero. É permitido um teste por turno, e cada fracasso acarreta a perda de 1 PF (Retenção 14; Alcance Reduzido, 1/10, -30%) [20].

Características [45]
Aderência [20]; Infravisão [0]; Pernas Adicionais (oito pernas) [15]; Reflexos em Combate [15]; Super Salto 1 (Altura 1,60m; Distância 6,60m) [10]; Visão 360 Graus (oito olhos) [25]; Horizontal [-10]; Manuseadores Precários [-30].

Perícias [44]
Ataque Inato (Projétil)-12 (DX+1) [2]; Briga-12 (DX+1) [2]; Furtividade-14 (DX+3) [12]; Intimidação-12 (Vont+1) [4]; Observação-12 (Per+2) [8]; Revistar-12 (Per+2) [8]; Salto-14 (DX+3) [8].

Classe
Animal Atroz

Aranha Gigante Maior (290 pts)

Atributos [71]

ST: 11 [9] PV: 12 [2] Veloc.: 5,5
DX: 11 [20] Vont: 12 [15] Desloc: 9 [20]
IQ: 9 [-20] Per: 11 [10]
HT: 11 [9] PF: 13 [6] MT: +1

Esquiva: 8 Aparar: – RD: 0

Ataques [91]

Dentes Afiados (14): 1d-1 corte (+1 Briga >12) [1].

Picada Debilitante (vs. HT-4): igual a aranha gigante menor, mas resistível por HT-4 (Atribulação 5, HT-4; Penalidade em Atributo, ST-3, +15%; Acompanhamento, presas, +0%) [58].

Picada Venenosa (vs. HT-3): igual a aranha gigante menor, mas resistível por HT-3. (Ataque de Toxina 1d; Cíclico, 1 min, 10 ciclos, resistível, +180%; Resistível, HT-3, -15%; Acompanhamento, presas, +0%) [11].

Teia (14; vs. ST 15, RD 5): igual aranha gigante menor, mas a ST da teia é 15, e a RD 5 (Retenção 15; Alcance Reduzido, 1/10, -30%) [21].

Características [60]
Aderência [20]; Infravisão [0]; Pernas Adicionais (oito pernas; compridas, MT+1, +100%) [30]; Reflexos em Combate [15]; Super Salto 1 (Altura 2,20m; Distância 9,00m) [10]; Visão 360 Graus (oito olhos) [25]; Horizontal [-10]; Manuseadores Precários [-30].

Perícias [68]
Ataque Inato (Projétil)-14 (DX+3) [8]; Briga-14 (DX+3) [8]; Furtividade-14 (DX+3) [12]; Intimidação-14 (Vont+2) [8]; Observação-13 (Per+2) [8]; Revistar-13 (Per+2) [8]; Salto-16 (DX+5) [16].

Classe
Animal Atroz

Laracna (691 pts)

laracna
Frodo afugenta Laracna.

“Ali morava por muitas eras um ser mau na forma de uma aranha, semelhante àqueles que tinham outrora vivido na Terra dos elfos no oeste, que jaz agora sob o Mar (…)”
– As Duas Torres

“Mas ela ainda estava lá, e lá estava antes de Sauron, e antes da primeira pedra de Barad-dûr, e ela serviu ninguém senão a si mesma, bebendo o sangue de Elfos e Homens, inchando e engordado com ninhadas infinitas sobre suas costas, tecendo teias de sombra; pois todas as coisas vivas eram seu alimento, e seu vômito era escuridão”.
– As Duas Torres

Descrição: Em língua inglesa é chamada de Shelob, em português prevaleceu a tradução Laracna. Laracna é prole direta de Ungoliant, e a mais antiga aranha gigante depois dela. Laracna é a maior cria de Ungoliant, e muitas vezes maior que qualquer aranha da Floresta das Trevas, medindo 3,60m em altura e 5,40m em diâmetro. Ela vive nas cavernas de Cirith Ungol (“A Fenda da Aranha”) nas Ephel Duáth. Embora não sirva a Sauron, ele a utiliza tanto como guardiã da passagem que ali se encontra, quanto como um meio de matar de forma horrível seus prisioneiros ou aqueles que o decepcionam. Ela tem o corpo negro, inchado e arqueado, com oito patas e oito olhos, alguns dos olhos estão faltando.

Atributos [142]

ST: 15 [35] PV: 15 [0] Veloc.: 6,25
DX: 12 [40] Vont: 14 [15] Desloc: 12 [0]
IQ: 11 [20] Per: 12 [5]
HT: 13 [21] PF: 15 [6] MT: +3

Esquiva: 9 Aparar: 12 RD: 4

Ataques [227]

Chifre Golpeador (18): 1d+3 perfuração (Arco limitado à frente -40%; +1 Briga >12) [5]. Laracna pode aparar golpes com seus chifres.

Fedor Abominável (vs. HT-2): Laracna exala um fedor abominável o tempo todo. Os que lutam contra ela têm que fazer um teste de HT-2 a cada turno: uma falha significa uma penalidade de DX-2 enquanto estiver na área de efeito (4 metros) (Atribulação 3: HT-2; Sempre Ativo, -20%; Efeito de Área, 4 metros, +100%; Penalidade em Atributo, DX-2, +20%; Emanação, -20%; Agente respiratório, +50%) [69].

Garras Cortantes (18): 1d+2 corte (+1 Briga >12) [8].

Presas (18): 1d+1 perfuração (Dentes: presas; +1 Briga >12) [2].

Picada Debilitante (vs. HT-5): igual a aranha gigante menor, mas resistível por HT-5, resultando em penalidade de ST-7 em caso de fracasso (Atribulação 6, HT-5; Penalidade em Atributo, ST-7, +35%; Acompanhamento, presas, +0%) [81].

Picada Venenosa (vs. HT-4): 2d tóxico por minuto, por 20 minutos, resistível por HT-4. É preciso que a aranha primeiro ataque a vítima com suas presas, e que o dano perfurante ultrapasse a RD da vítima (Ataque de Toxina 2d; Cíclico, 1 min, 20 ciclos, resistível, +380%; Resistível, HT-4, -10%; Acompanhamento, presas, +0%) [38].

Teia (18; vs. ST 17, RD 5): igual aranha gigante menor, mas a ST da teia é 17, e a RD 5 (Retenção 17; Alcance Reduzido, 1/10, -30%) [24].

Terror Ancestral (Ver. Pânico -3): Laracna é um monstro nascido na Primeira Era, sua simples visão exige uma Verificação de Pânico -3 (Terror: Ver. Pânico -3; Sempre Ativo, -20%) [48].

Características [122]
Aderência [20]; Deslocamento Ampliado 1 [20]; Infravisão [0]; Pernas Adicionais (oito pernas; compridas, MT+3, +300%) [60]; Reflexos em Combate [15]; Resistência à Dano 4 (Pele Resistente, -40%) [12]; Super Salto 1 (Altura 3,10m; Distância 12,60m) [10]; Visão 360 Graus (oito olhos) [25]; Horizontal [-10]; Manuseadores Precários [-30].

Perícias [152]
Ataque Inato (Projétil)-18 (DX+6) [20]; Briga-18 (DX+6) [20]; Furtividade-19 (DX+7) [28]; Intimidação-20 (Vont+6) [24]; Observação-17 (Per+5) [20]; Revistar-17 (Per+5) [20]; Salto-18 (DX+6) [20].

Classe
Animal Atroz

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OBS.: publiquei este artigo originalmente na extinta GURPS Nation em 17/Dez/2011.

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Daniel "Nerun" Rodrigues

Nerd, numismata, colecionador de quadrinhos, fã de star wars e RPGista super fã de GURPS e sistemas indies.

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