3 Dice Dungeon
RPG Solitário é aquele tipo de jogo que você joga sozinho, mas com alguma temática de roleplaying. Como segunda postagem dessa série, trago uma expansão às regras do 3 Dice, já publicadas aqui.
3 Dice Dungeon
O autor, Brent P. Newhall, publicou em Dezembro de 2011 uma expansão às regras do 3 Dice, criadas pelo Robin V. Stacey (a.k.a. Greywulf) em Janeiro do mesmo ano. Para diferenciar a edição ele adicionou a palavra “Dungeon” no nome.
O jogo é essencialmente o mesmo: continua tendo apenas as charmosas 3 páginas, mas corrigiu falhas da edição original e aprimorou a jogabilidade de forma simples e elegante. Como o jogo não mudou muito, eu consideraria esta “expansão” como sendo na verdade uma “segunda edição ampliada e revisada”.
O que mudou?
- Agora você pode mapear as salas numa folha de papel. Não que antes não fosse possível, mas não era necessário, era tudo meio abstrato. A nova edição adicionou “saídas”: você rola um certo dado e descobre quantas portas a sala tem. E possui regra simples para evitar masmorras impossíveis.
- Na criação de atributos, você re-rola os dados se a soma total for igual ou inferior a 10. Isso evita personagens fracos demais, mas senti falta de uma regra pra evitar super-heróis, e se cair 6-6-6 (18)?A masmorra não acaba nunca!
- Mudou algumas coisinhas na tabela de locais. Gostei da adição do “Fragmento de Mapa”, um item que te permite encontrar um Artefato poderoso: rola na tabela de Artefatos quando estiver numa Câmara (substituiu a caverna natural).
- No combate mudaram três coisas: (a) 1 sempre acerta, embora um 6 continue sendo um erro; (b) nos primeiros dois locais que seu personagem visitar, a nova regra evita de encontrar criaturas muito poderosas como Gigantes e Dragões, que te matariam logo de cara; (c) senti falta da “fuga”, na edição do Robin V. Stacey tinha regra pra fugir de combate, aqui sumiu!
- Regras para movimento no mapa: (a) se você retornar a uma sala já visitada há 4 chances em 6 de aparecer um monstro errante mais fraco (Goblins ou Orcs); (b) você pode se teletransportar de um templo a outro templo que já esteja no mapa; (c) você só pode descer para o próximo nível da masmorra depois de coletar o artefato do nível atual e somente no Grande Salão (é onde fica a escada!).
- Regras para multiplayer!
- Nível dos mortos-vivos! É uma segunda tabela de locais (Sala, Monstro, Tesouro). Caso se canse da tabela de locais padrão, você pode usar essa nova tabela (ligeiramente diferente, e apenas com mortos-vivos).
Para nosso deleite eu traduzi esta edição também, é só clicar no link abaixo e baixar um pacote contendo tanto a edição original em inglês quanto a tradução.
Caramba eu pensava que eu era a única que jogava RPG sozinha. Só que faço isso com sistemas mais complexos como GURPS e D&D.
Como você faz isso, Karine? Você usa emulador de GM ou criou algum sistema próprio?
Entra no canal do Tarcísio Lucas no Youtube lá só tem jogo solo e tem também o grupo de face RPGSolo.
Muito massa! Eu estava escrevendo um sisteminha próprio muito parecido, pra passar o tempo. E agora achei esse já pronto, haha. Valeu pela tradução!
Sou novato no mundo do RPG, porém cada dia mais apaixonado. Obrigado pelo material. Parabéns!!