Trolls da Terra-média
Trolls para GURPS! São criaturas enormes e muito fortes, mas de intelecto reduzido. Morgoth, o Vala maligno, criou os Trolls antes da Primeira Era. Sua maior fraqueza é que se transformam em pedra quando debaixo da luz solar. Como nem Morgoth, nem seu servo Sauron, o Maia corrupto, podem criar nada, também os Trolls são fruto de experiências com outras criaturas, talvez Entes segundo relata Barbárvore. As histórias de Tolkien reportam a existência de vários tipos de orcs: das colinas, das cavernas, das montanhas, das neves e os Olog-hai. Este último uma versão aprimorada por Sauron, que consegue andar sob a luz do sol sem virar pedra.
Aqui falaremos do primeiro tipo de Troll: os que se transformam em pedra quando expostos à luz solar direta.
Modelo Racial
Troll da Floresta [13 pts]
Modificadores de Atributos [36]: ST+4 (Tamanho -10%) [36]; DX-1 [-20]; IQ-1 [-20]; HT+4 [40].
Modificadores de Características Secundárias [25]: PV+2 [4]; Vont+1 [5]; PF+2 [6]; Per+2 [10]; MT+1.
Idiomas [4]: Comum: Fala (Rudimentar) / Escrita (Nenhum) [1]; Fala Negra: Fala (Materna) / Escrita (Nenhum) [3].
Vantagens [23]: RD 3 (Pele Resistente, -40%) [9]; Visão Noturna 4 [4]; Hipoalgia [10].
Desvantagens [-75]: Estigma Social (Monstro, reação -3; Intimidação +3) [-15]; Fobia (Luz Solar) [-15]; Sem Imaginação [-5]; Noturno (Paralisia Permanente +100%, vira pedra) [-40].
Peculiaridades [0]: Nenhuma.
Reação total: -3 (devido ao estigma social).
Intimidação: +3 (devido ao estigma social).
Avanços: 48 pts. NPCs Trolls são geralmente construídos com 48 pts de personagem além dos pontos adquiridos com as desvantagens extras que tiver. Alguns tem 58, às vezes 68 pontos.
Troll das Colinas e das Neves [33 pts]
Igual Troll das Florestas, mas com ST+7 (Tamanho -20%) [56]; MT+2.
Troll das Cavernas [49 pts]
Igual Troll das Florestas, mas com ST+9 (Tamanho -20%) [72]; MT+2.
Pegue e Use
Troll da Floresta [48 pts]
Peso: 168 kg
Altura: 2,80 m
ST: 14 PV: 16 Vel. Básica: 5.75
DX: 9 Vont: 10 Desloc: 5
IQ: 9 Per: 11
HT: 14 PF: 16 MT: 0
Esquiva: 8 Aparar: 11 Bloquear: –
RD: 3 (pele dura)
RD: 5 (pele dura + Armadura de Couro RD 2)
RD: 7 (pele dura + Armadura de Escamas RD 4)
Dano Básico: GdP 1d / GeB 2d
Ataque Clava (GeB): 2d cont
Ataque Maça (GeB+3): 2d+3 cont
Características [13]: Troll (Reação -3; Intimidação +3; Visão Noturna +4; Hipoalgia; Sem Imaginação; Vira pedra se exposto à luz solar).
Perícias [35]:
Armas de Arremesso (Maça/Machado) (F) DX+2 [4]-11; Maça/Machado (M) DX+7 [28]-16 (geralmente Clava ou Maça, MB271); Intimidação (M) Vont [2]-10 (NH 13 devido ao estigma social); Rastreamento (M) Per-1 [1]-10.
Classe: Monstro.
Tabela de Trolls
Troll da | Altura | Peso | MT | ST | PV | Dano Básico | Clava / Maça |
Floresta | 2,80 m | 168 kg | +1 | 14 | 16 | 1d / 2d | 2d / 2d+3 |
Colina/Neve | 3,40 m | 204 kg | +2 | 17 | 19 | 1d+2 / 3d-1 | 3d-1 / 3d+2 |
Caverna | 3,80 m | 228 kg | +2 | 19 | 21 | 2d-1 / 3d+1 | 3d+1 / 4d* |
(*) No cálculo dos danos, usamos a regra alternativa que diz que cada +4 de dano converte-se em 1d e cada +7 de dano em 2d. Por isso onde deveria ser 3d+4 temos 4d. Estatísticamente é a mesma coisa.
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Publiquei isso originalmente em 17/12/2011 na GURPS Nation.