Autor: NerunSistema: GURPS

Trolls da Terra-média

Trolls para GURPS! São criaturas enormes e muito fortes, mas de intelecto reduzido. Morgoth, o Vala maligno, criou os Trolls antes da Primeira Era. Sua maior fraqueza é que se transformam em pedra quando debaixo da luz solar. Como nem Morgoth, nem seu servo Sauron, o Maia corrupto, podem criar nada, também os Trolls são fruto de experiências com outras criaturas, talvez Entes segundo relata Barbárvore. As histórias de Tolkien reportam a existência de vários tipos de orcs: das colinas, das cavernas, das montanhas, das neves e os Olog-hai. Este último uma versão aprimorada por Sauron, que consegue andar sob a luz do sol sem virar pedra.

Aqui falaremos do primeiro tipo de Troll: os que se transformam em pedra quando expostos à luz solar direta.

Modelo Racial

Troll da Floresta [13 pts]

Modificadores de Atributos [36]: ST+4 (Tamanho -10%) [36]; DX-1 [-20]; IQ-1 [-20]; HT+4 [40].

Modificadores de Características Secundárias [25]: PV+2 [4]; Vont+1 [5]; PF+2 [6]; Per+2 [10]; MT+1.

Idiomas [4]: Comum: Fala (Rudimentar) / Escrita (Nenhum) [1]; Fala Negra: Fala (Materna) / Escrita (Nenhum) [3].

Vantagens [23]: RD 3 (Pele Resistente, -40%) [9]; Visão Noturna 4 [4]; Hipoalgia [10].

Desvantagens [-75]: Estigma Social (Monstro, reação -3; Intimidação +3) [-15]; Fobia (Luz Solar) [-15]; Sem Imaginação [-5]; Noturno (Paralisia Permanente +100%, vira pedra) [-40].

Peculiaridades [0]: Nenhuma.

Reação total: -3 (devido ao estigma social).

Intimidação: +3 (devido ao estigma social).

Avanços: 48 pts. NPCs Trolls são geralmente construídos com 48 pts de personagem além dos pontos adquiridos com as desvantagens extras que tiver. Alguns tem 58, às vezes 68 pontos.

Troll das Colinas e das Neves [33 pts]

Igual Troll das Florestas, mas com ST+7 (Tamanho -20%) [56]; MT+2.

Troll das Cavernas [49 pts]

Igual Troll das Florestas, mas com ST+9 (Tamanho -20%) [72]; MT+2.

Pegue e Use

Troll da Floresta [48 pts]

Peso: 168 kg
Altura: 2,80 m

ST: 14 PV: 16 Vel. Básica: 5.75
DX: 9 Vont: 10 Desloc: 5
IQ: 9 Per: 11
HT: 14 PF: 16 MT: 0

Esquiva: 8 Aparar: 11 Bloquear: –
RD: 3 (pele dura)
RD: 5 (pele dura + Armadura de Couro RD 2)
RD: 7 (pele dura + Armadura de Escamas RD 4)

Dano Básico: GdP 1d / GeB 2d
Ataque Clava (GeB): 2d cont
Ataque Maça (GeB+3): 2d+3 cont

Características [13]: Troll (Reação -3; Intimidação +3; Visão Noturna +4; Hipoalgia; Sem Imaginação; Vira pedra se exposto à luz solar).

Perícias [35]:
Armas de Arremesso (Maça/Machado) (F) DX+2 [4]-11; Maça/Machado (M) DX+7 [28]-16 (geralmente Clava ou Maça, MB271); Intimidação (M) Vont [2]-10 (NH 13 devido ao estigma social); Rastreamento (M) Per-1 [1]-10.

Classe: Monstro.

Tabela de Trolls

Troll daAlturaPesoMTSTPVDano BásicoClava / Maça
Floresta2,80 m168 kg+114161d / 2d2d / 2d+3
Colina/Neve3,40 m204 kg+217191d+2 / 3d-13d-1 / 3d+2
Caverna3,80 m228 kg+219212d-1 / 3d+13d+1 / 4d*

(*) No cálculo dos danos, usamos a regra alternativa que diz que cada +4 de dano converte-se em 1d e cada +7 de dano em 2d. Por isso onde deveria ser 3d+4 temos 4d. Estatísticamente é a mesma coisa.

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Publiquei isso originalmente em 17/12/2011 na GURPS Nation.

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Daniel "Nerun" Rodrigues

Nerd, numismata, colecionador de quadrinhos, fã de star wars e RPGista super fã de GURPS e sistemas indies.

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