Autor: NerunSistema: GURPS

Atributos Básicos e Recordes Mundiais

Já pararam pra refletir quais são os limites máximos que um ser humano pode atingir em GURPS? Quero dizer, qual a força máxima (ST)? Qual a inteligência máxima (IQ)? E DX e HT? Bem, decidi pesquisar na Wikipedia, World Guiness etc.

FORÇA

Nas Olimpíadas Mundiais de Atenas (2004), o iraniano Hossein Rezazadeh ergueu 263 kg acima da própria cabeça, por 4 segundos (eu contei) usando duas mãos. Vide Wikipedia e Youtube.

Em GURPS 4ª.ed. (p.15) é possível erguer até 8 x BC em quilos por 4 segundos usando as duas mãos. O que dá que ele tem BC 32,875 (263/8). Na “Tabela de Carga e Base de Carga” (p.17) temos que uma BC de 32 kg corresponde a ST 18.

Mas isso é ST de Levantamento (p.90) apenas! Não temos como saber qual é a ST somente.

INTELIGÊNCIA

O IQ, ou QI em português, é abreviação de Quociente de Inteligência, e serve para medir um aspecto da inteligência, em especial o lado lógico. Na Wikipedia, a estadunidense Marilyn vos Savant fez 228 pontos no Teste de QI, registrado no Livro dos Recordes. No entanto, este valor está sendo contestado. Afirmam que na infância o QI dela era 167, e que o valor foi extrapolado (especulação matemática) para a idade adulta. Achando que ela teria na verdade QI 187.

Ou seja, esse negócio de QI não é preciso para valores acima de 167. E, parece que algumas pessoas já fizeram valores mais altos, e não foram reconhecidas. Também não há um teste de QI unificado. Há vários testes, de várias escolas, de várias correntes. E há alguns testes que só medem até um determinado valor (a maioria para em 160).

Considera-se que a média humana é entre 90 e 110. Dizem que a maioria esmagadora das pessoas está entre 70 e 130. Sendo 100 a média exata. Assim, QI 100 seria IQ 10 em GURPS, logo QI 228 seria IQ 23.

Parece que o segundo maior QI é 197, de um homem (= IQ 20). Vejamos outros resultados:

  • Adolf Hitler, QI 141
  • Albert Einstein, QI 160+ (provavelmente limitado pelo teste)
  • Bill Gates, QI 160-170
  • George W. Bush, QI 102 (hahahahha!!!)
  • Hillary Clinton e seu marido Bill Clinton, QI 140 (cada um tá?)
  • Isaac Asimov, QI 160
  • Koko, QI 90 (uma famosa gorila fêmea)
  • Madonna, QI 140 (mulher louca e inteligente é foda)
  • Mozart, QI 165
  • Sharon Stone, QI 136 (idem Madonna…)
  • Stephen Hawking, QI 160-180 (gênio de física, o cara da cadeira de rodas)

Pra vocês verem, QI não faz gênios. Mede o aspecto lógico. Inteligência é muito mais que isso. Eu particularmente acho que o QI médio universitário é 130 (comparando com meus amigos). Eu tenho QI 136, tá acima da média e tal, mas meu pai tem 146 e meu tio 156… E eles fazem jus a esse QI.

Se alguém se interessar, aqui tem um Teste de QI razoável: Tickle. O legal é que eles analisam o seu tipo de inteligência, mostrando suas áreas fortes e fraquezas.

VITALIDADE E DESTREZA

Vamos trabalhar com os recordes de velocidade e natação.

Recorde de Velocidade: Usain Bolt, jamaicano, ago/2009, correu 200 metros em 19,19 seg (10,44 m/s).

  • (HT+DX)/4 = 10,44
  • DX + HT = 41,76
  • 41,76/2 = 20,88 (~21 cada atributo!!!)

Recorde de Natação: Frédérick Bousquet, francês, abr/2009, nadou 50 metros em 20,94 seg (2,39 m/s). Esse recorde já foi do brasileiro Cesar Cielo, que tinha feito em 21,13 seg.

Bom, em GURPS a velocidade máxima de natação é DB/5, arredondado para baixo (p.18). Isto complica um pouco, pois é baseado em Deslocamento Básico e não em Velocidade Básica. Mas vamos brincar:

  • 2,39 m/s
  • 2,39 x 5 = 11,95 (~DB 12)

Se o DB for exatamente igual à VB dele, temos que:

  • (HT+DX)/4 = 12
  • HT + DX = 48
  • HT e DX = 24 cada!!!!

Parece muito não? Eu também acho… É bem provável que tanto Usain Bolt quanto Frédérick Bousquet tenham ampliado VB, DB ou DA durante o desenvolvimento de seus personagens (mas hein?!). Afinal, os caras só fazem isso na vida…

Ampliações das Características Secundárias

Velocidade Básica (VB): 5 pts por +0,25 m/s. Não pode aumentar mais do que +2 m/s numa campanha realista (p.17).

Deslocamento Básico (DB): 5 pts por +1 m/s. Não pode aumentar mais do que +3 m/s numa campanha realista (p.17).

Deslocamento Aquático (DA): 5 pts por cada +1 m/s. Não pode aumentar mais do que +2 m/s numa campanha realista (p.18). Com a condição de que tenham a perícia Natação (e eles têm!).

Lei do Mínimo Esforço

Esportistas especialistas (caras dedicados ao esporte, como profissão, que só fazem isto na vida, vivem disso) geralmente procuram o menor caminho, a forma mais fácil de alcançar o máximo do limite humano. E isso, num sistema simulacionista como GURPS, só pode ser feito comparando o custo/benefício entre a pontuação gasta diretamente nos atributos e a pontuação gasta nas ampliações das características secundárias.

Para alcançar o Recorde Mundial de Velocidade (DB 11) com facilidade, por essa lógica, o menor custo é investir em Características Secundárias:

  • HT 14 (40 pts) e DX 12 (40 pts), pressupondo desenvolvimento equilibrado
  • VB = 8,00 (6,00 + 2,00 ao custo de 40 pts)
  • DB = 11 (8 + 3, ao custo de 15 pts)
  • Total de 115 pts (na 4ª edição a perícia Corrida NÃO ajuda)

Para alcançar o Recorde Mundial de Natação (DA 3) com facilidade, o custo seria igual ao de Velocidade, porém com custo adicional de DA +0,80 m/s (4 pts), totalizando 119 pts.

É, mais uma vez isso não nos ajuda em nada…

CONCLUSÕES

Descobrimos apenas que os recordistas não chegam ao limite dos Atributos. O que eles fazem é desenvolver os Atributos Básicos no mínimo necessários e, depois, usando outras técnicas de treino eles conseguem chegar onde querem.

Imaginem o judoca quebrando tijolos. Ele é forte, mas não tanto. Um fisiculturista provavelmente não repetiria a façanha do judoca: aquilo é técnica! Por isso o levantador de peso tem ST de Levantamento, de certo possui uma ST bem alta, talvez 16, e +2 de ST de Levantamento.

A mesma lógica com os velocistas e nadadores. O cálculo para eles foi bem rasteiro, talvez eles cheguem em DX 14 e HT 14, desenvolvendo os dois equilibradamente (fôlego e agilidade).

Quanto ao IQ, provavelmente o máximo mensurável com precisão é 16. Valores entre 17-18 são possíveis, mas bem raros: perceba que valores como esses costumam acompanhar caras considerados geniais. Valores 19-20 são extremamente imprecisos. Apenas 2,5% das pessoas no planeta chegam na barreira do QI 120, e apenas 0,5% passam de 140.

Em outras palavras, 12-13 são valore muito bons para Atributos Básicos, 14-15 são raros, 16+ é coisa de herói mesmo. Gente que se destaca mundialmente. Agora 18, é o máximo teórico. A vida imita GURPS (fato)!

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Daniel "Nerun" Rodrigues

Nerd, numismata, colecionador de quadrinhos, fã de star wars e RPGista super fã de GURPS e sistemas indies.

4 comentários sobre “Atributos Básicos e Recordes Mundiais

  • Obrigado por existir meu amigo.
    O texto mais lindo que li na internet.
    De 20 anos de GURPS e internet esse é meu primeiro comentário.

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  • Wow meu caro. Pesquisando aleatoriamente aqui.

    Fiquei impressionado com vossa habilidade de descrição e compreensão do sistema que é o GURPS; sistema mais completo realista de RPG. O final da vida imita o GURPS é o mantra que vivemos como fãs. Apesar de ter demorado pra achar, evoluí como mestre e jogador. E farei questão de repassar tamanho conhecimento os textos sagrados.

    Resposta

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