GURPS boardgame – rascunhos #2
Dando continuidade ao meu projeto de criar um boardgame usando GURPS, iniciado no post anterior (GURPS boardgame – rascunhos #1), onde citei os jogos Zombicide, Descent e D&D Adventure, falei das experiências do blog gringo GURPS Mega Dungeon e, por fim, apresentei uns geomorfos em formato quadrado, imitando aqueles do jogo D&D Adventure: Wrath of Ashardalon.
Aquela experiências, convenhamos, ficou bem ruim, até por conta das falhas em se encaixar dois geomorfos. Eram geomorfos quadrados, mas com grids hexagonais, pois o grid tem que ser hexagonal, porque GURPS usa um sistema de combate com grids hexagonais. Quando se tentava encaixar os geomorfos ficava uma meleca.
Dicas
Dei uma pesquisada e encontrei esse fórum, o Cartographers Guild, com um pessoal aficionado em criar mapas de cidades, reinos, masmorras etc. Lá encontrei várias dicas e tutoriais. Mas o mais leal é que eles compartilham imagens e texturas que eles criam para desenhar esses mapas usando o Photoshop ou o GIMP (uso este último). Fica a dica.
Geomorfos Hexagonais: agora sim!
Comecei criando um hexágono maior que contivesse hexágonos menores. O importante era criá-lo com tais dimensões que, uma vez impressos, coubesse uma miniatura de 28 mm dentro dos hexágonos menores. E, além disso, que os hexágonos menores se encaixassem perfeitamente com os hexágonos de outros geomorfos, não importa como se conectassem.
O resultado foi um geomorfo hexagonal de 10 x 12 cm, contendo hexágonos menores de 2,5 x 3 cm. Esse formato é ideal para uso com as miniaturas da Kimeron, do Cardboard Heroes, do Old Dragon ou do próprio Dungeons & Dragons!
E os resultados são muito bons e animadores.
O próximo passo foi escolher algumas texturas de pedras para servir de chão de uma masmorra. Desenhar as paredes e tal.
Conjunto básico
Nesse segundo teste, desenhei alguns geomorfos básicos, com composições que permitisse uma boa gama de combinações. Infelizmente esse sistema bifásico pedra/passagem (sobre sistemas, leia meu artigo Um guia para geomorfos) só comporta ângulos de 60º e não os tradicionais ângulos retos (90º) tão comuns em masmorras.
Clique nas imagens abaixo para ampliar.
Estou gostando do que estou fazendo, espero que vocês também. Na medida do meu progresso vou postando os resultados aqui na GURPZine. Fico por aqui. Forte abraço!
Está ficando bem legal, cara! Pra dizer a verdade acho essa ideia de unir RPG com jogos de tabuleiro bem legal. Quando estou jogando jogos de tabuleiro, às vezes acabo sentindo falta da liberdade e das regras um pouco mais detalhadas e emocionantes que o GURPS pode oferecer em uma situação de combate por exemplo. Mas agora parece que meus problemas vão acabar! Haha. Abraços!
Muito obrigado Brunno! Eu sinto a mesma coisa em relação aos jogos de tabuleiro. E, convenhamos, GURPS tem regras excelentes para combate tático!