Autor: NerunSistema: Indies

Marc Miller transfere propriedade do Traveller para Mongoose Publishing

Recebi hoje, dia 27 Ago 2024, um e-mail privado originado do fórum oficial do Traveller: Citizens of the Imperium (COTI). O e-mail foi escrito pelo próprio Marc Miller, criador do Traveller, endereçado a todos os membros do COTI. Basicamente, o autor estava preocupado com a “sucessão” e com o destino de sua obra. E, inspirado pelo Greg Stafford, já falecido, ele fez o mesmo e transferiu sua obra em vida.

Traduzi o e-mail, mas adaptando para deixar claro a intenção do texto original:

[Este anúncio privado chega a você como membro do COTI.]
[A propósito, o aniversário do Imperador é dia 29 de agosto (ou 241-2024 na notação Imperial).]

Alguns anos atrás, o colega designer de jogos Greg Stafford morreu, e fiquei impressionado que sua empresa anunciou, quase imediatamente, que ele tinha um plano de sucessão em vigor, e que seu legado e seus designs continuariam.

Seu exemplo foi uma inspiração para mim, e resolvi imitá-lo. Seria uma perda terrível se o Traveller se visse envolto em disputas legais sucessórias ou que os fãs atuais e futuros tivessem seu acesso a ele restringido de alguma forma.

Com isso em mente, trabalhei para tornar o Traveller um ativo para os jogadores de RPG de ficção científica... com nossas políticas de "Fair Use" (uso razoável) amigáveis, com os programas da "Travellers' Aid Society", com as edições Cepheus do Traveller e com a Mongoose como editora principal de sua edição do Traveller.

Nos últimos anos, passei mais e mais responsabilidades para a Mongoose e colaborei ativamente com eles enquanto trabalhavam para realizar o sonho do Traveller. No início deste ano, passei a propriedade total do Traveller para a Mongoose para garantir seu futuro.

Com isso em mente, destaco que, seguindo o exemplo de Greg Stafford, tenho um plano de sucessão em vigor: as decisões do dia a dia sobre o sistema de jogo do Traveller já estão sendo tomadas pela Mongoose Publishing (com minha cooperação e aprovação) e, se algo acontecer comigo, eles seguirão em frente com meu total apoio e bênção.

Isso não me impede de falar o que penso: expressar opiniões sobre o Traveller, escrever histórias e "lore" e até mesmo revelar segredos sobre o universo.

Mas o Traveller está em boas mãos, agora e em um futuro distante.

E agradeço por seu apoio (contínuo) ao Traveller.

Marc

Isso com certeza me deixa muito feliz. A Mongoose vem fazendo um bom trabalho, e o Cepheus Engine é um jogo aberto de sucesso. Inclusive, houve um Financiamento Coletivo bem-sucedido para trazer o Mongoose’s Traveller, pela brasileira RPG Planet (a mesma do Old School Essentials). Para quem perdeu, há um Late Pledge com apenas 3 dias restantes no Catarse.

(Visitado 25 vezes, 1 visitas hoje)

Daniel "Nerun" Rodrigues

Nerd, numismata, colecionador de quadrinhos, fã de star wars e RPGista super fã de GURPS e sistemas indies.

2 comentários sobre “Marc Miller transfere propriedade do Traveller para Mongoose Publishing

  • Interessante. Quando soube do lançamento do Traveller no Brasil eu fui lá apoiar o projeto para ver esse jogo por aqui. Além de ser um clássico cult da RPGesfera, me bateu maior vibe do saudoso jogo nacional, Millenia!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.