Autor: NerunSistema: GURPS

Convertendo SdA RPG para GURPS

Cover-SdA-CODAElaborei estas regras simples de conversão do Senhor dos Anéis RPG (aquele publicado pela Devir eras atrás), conhecido como LOTR RPG lá fora, e por SdA RPG aqui. O sistema utilizado no SdA RPG é o Sistema CODA, da Decipher, e não é mais publicado nem lá fora, nem aqui no Brasil. Obviamente utilizei certos critérios para desenvolver estas regras de conversão, mas prefiro não explicá-los aqui para reduzir o artigo.

1. ATRIBUTOS PRIMÁRIOS (Primary Attributes)

1.1. Equivalência:

InglêsPortuguêsEm GURPS
NimblenessAgilidadeDX
StrengthForçaST
VitalityVitalidadeHT
WitsEspíritoIQ
PerceptionPercepçãoPer
BearingPorteModificadores de reação diversos (Carisma, Aparência, Status, etc)

1.2. Traduzindo Valores:

CODAGURPS
04
15
26
37
48
5-69
710
8+Modificador de Atributo + 10

1.3. Percepção (Perception) e Porte (Bearing)

Converter Percepção e Porte não segue a tabela acima, ao invés, deve-se observar o modificador do atributo e comprar a vantangem/desvantagem apropriada.

Por exemplo: Saruman e o Bruxo-Rei de Angmar, ambos com Porte 16 (+5), poderiam ter Carisma +5 para simbolizar o poder de sua presença. Seria um carisma para o mal naturalmente. Ou, dependendo de como você interpreta, haja vista que Porte é o atributo chave para a perícia Intimidar (Intimidate) em SdA/LOTR, pode ser uma reação negativa, intimidação mesmo. Vai conforme a personalidade do personagem que se está convertendo.

Ex.2: Orcs tem Percepção 8 (+1), que dá Per 11 (10+1), como o IQ deles é 9 devido ao Espírito (Wits) 5 (0), eles tem Per+2 por 10 pts, porque Per 11 – IQ 9 = 2.

2. ATRIBUTOS SECUNDÁRIOS (Secondary Attributes)

2.1. Vigor (Stamina) = Pontos de Fadiga

Primeiro converta Vitalidade (Vitality) em HT. Depois converta Vigor (Stamina) somando 10 ao modificador: essa será a Fadiga. Depois compare a HT que você encontrou com a Fadiga. A diferença indicará se ele tem Pontos de Fadiga Extra.

Ex.: Saruman tem Vitalidade 10 (+2), o que dá HT 12 (vide item 1.2 acima). Isso dá Fadiga 12 para Saruman a custo zero. Mas ele tem Vigor +4 (Fadiga 14), logo ele tem Fadiga Extra +2, totalizando 14 Pontos de Fadiga.

2.2. Força de Vontade (Willpower) e Sabedoria (Wisdom) = Força de Vontade

Calculado da mesma forma que Vigor, mas usando IQ e Pontos Extras de Vontade. Ambos (Força de Vontade e Sabedoria) são usados para calcular a Força de Vontade: escolha o maior deles.

Ex.: Saruman tem Força de Vontade +8 e Sabedoria +5. Escolha o maior deles: Força de Vontade. Com Espírito (Wits) 16 (+5) ele tem IQ 15. Logo terá +3 de Força de Vontade, para ficar com Vontade 18.

2.3. Presteza (Swiftness) / Defesa (Defence) = Defesas Ativas

Não converta, calcule com as regras de GURPS, após converter os atributos primários.

2.4. Saúde (Health) / Nível de Ferimento (Wound Level) = Pontos de Vida

Primeiro converta Força (Strength) para ST.

Calcule PV pelas regras de GURPS, convertendo ST em PV.

Converta o atributo Saúde usando a tabela do item 1.2 acima.

Compare os PV encontrados com a Saúde convertida.

Adquira uma vantangem ou desvantagem conforme apropriado.

Ex.: Saruman tem Força 8 (+1), que dá ST 11, logo tem 11 PV pelas regras de GURPS. Mas ele tem Saúde 12 (que daria um bônus de +3 se fosse atributo), que na tabela do item 1.2 acima seria um atributo 13 em GURPS. Assim temos que ele tem +2 PV extra como vantagem, totalizando PV 13.

2.5. Coragem (Courage)

Este é um pouco difícil, equivaleria à vantagem Sorte. Esta é a forma que a Decipher encontrou para tornar seu jogo mais épico, pois no mais ele é tão realista, isto é, “letal”, quanto GURPS: os PCs podem morrer fácil.

CODA
Coragem
GURPS
Vantagem
3Sorte
4-6Sorte Extraordinária
7-9Sorte Impossível
10+Super Sorte

2.6. Reputação (Renown)

Converta diretamente para a vantagem Reputação:

CODA
Reputação
GURPS
Reputação
1-50
6-101 (ocasionalmente 7-; custo x1/3)
11-152 (idem)
16-203 (idem)
21-254 (de vez em quando 10-; custo x1/2)
26-304 (idem)
31+4 (o tempo todo; custo x1)

O modificador em GURPS será negativo se o personagem for mal (Nazgûl) ou positivo se for bom (Aragorn) ou não necessariamente mal (Golum).

Ex.: Saruman tem Renome 23, ou seja, Reputação -4 (porque mal, se fosse na época que ninguém sabia que era mal seria +4), sendo reconhecido de vez em quando (10- nos dados), a um custo x 1/2 em pontos. Por todos os personagens do mundo, óbvio.

Alguns personagens poderão ter reputação restrita a um grupo. Certos lordes locais como Boromir antes da Guerra do Anel seria conhecido por um grupo grande de pessoas (x1/2). Cabe bom senso aqui.

3. PERÍCIAS (Skills)

Apenas consulte a tabela abaixo conforme o ranking da sua perícia no jogo SdA para obter o NH em GURPS. É impossível gastar menos de 1 pt em qualquer perícia em GURPS assim, se for impossível obter um NH exatamente igual ao pretendido (ex.: NH 7 a 9), então gaste 1 pt e coloque no valor fornecido por GURPS, ainda que maior.

Considere no “Total de Graduções” a soma das graduações + modificador do atributo e demais modificadores que houver.

CODA
Total de Graduações
GURPS NHCODA
Total de Graduações
GURPS NH
07614
18716
29817
311918
412nn+10
513

 

CODA SkillsCODA PeríciasGURPS Perícias
Armed CombatCombate com ArmasArmas de Combate Corpo a Corpo (B176-8)
Armed Combat: Natural WeaponsCombate com Armas: Armas NaturaisDX, se o total rank for menor ou igual a DX; Briga [DX/F] (B185), se o total rank convertido for menor que a DX do personagem
ClimbEscalarEscalada [DX/M] (B198)
IntimidateIntimidarIntimidação [Vont/M] (B204)
JumpSaltarSalto [DX/F] (B222)
ObserveObservarPercepção B16; Observação [Per/M] (B212); Revistar [Per/M] (B221)
Ranged CombatCombate de AlcanceArco [DX/M] B176; Armas de Arremesso [DX/F] (B176); Besta [DX/F] (B184)
RideMontarCavalgar [DX/M] (B187)
RunCorrerCaminhada [HT/M] (B185); Corrida [HT/M] (B193)
SiegecraftPoliorcéticaArtilharia (Catapulta) [IQ/M] (B181)
StealthDissimulaçãoFurtividade [DX/M] (B201); Perseguição (IQ/M) (B217)
TrackRastrearRastreamento [Per/M] (B220)

4. VANTAGENS (EDGES)

CODA
Edges
CODA
Vantagens
GURPS
Vantagens
HardyResistenteHipoalgia [10 pts; B63]
Night-eyedVisão NoturnaMultiplique o nível de Night-eyed por 2 para obter o nível de Visão Noturna [1 pt/nível; B97]
Keen-nosedOlfato ApuradoSentidos Aguçados: Paladar/Olfato Apurado x2 [4 pts; B89]

5. DESVANTAGENS (FLAWS)

CODA
Flaws
CODA
Defeitos
GURPS
Desvantagens
CravenCovardeCovardia [-10; B129]
FealtyFidelidadeDever (vassalagem: lealdade e obediência a um lord; variável) [B133]
HatredÓdioIntolerância [variável -1/-5/-10 pts; B147]

________________________

PS.: fico devendo a lista completa de perícias, vantagens e desvantagens equivalentes em GURPS. Ademais, falta também a adaptação da magia. Prometo que um dia completo este artigo. Sugestões favor postar abaixo.

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Daniel "Nerun" Rodrigues

Nerd, numismata, colecionador de quadrinhos, fã de star wars e RPGista super fã de GURPS e sistemas indies.

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